UMA DAS BASES DA MANUFATURA LEAN É A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ANALISANDO DE FORMA SISTÊMICA OS PROCESSOS CADEIA DE PRODUÇÃO.

O núcleo do pensamento da Manufatura Lean, é a utilização da nossa capacidade humana, podemos direciona-la para eliminar o esforços desnecessário envolvido na organização do trabalho, o que não agrega valor ao cliente, como também nossa capacidade de resolver problemas de maneira sistêmica, observando os impactos de um processo nos outros processos, isto constitui abordar problemas e resolvê-los de maneira cientifica, usando um método baseado sempre em fatos e dados levantados onde a ação é desenvolvida. Evitando as ferramentas de opinião de cunho pessoal, “eu achei”, “eu pensei”, “eu sempre fiz assim”, “eu entendi assim”, “a situação da empresa é essa”,

A tentativa de aplicar ferramentas com base na opinião pessoal, é um gerador de equívocos, causando prejuízos para a empresa.

Achando que entendeu o que estar em volta, sem buscar informações de cunho técnico, quantificadas, onde as ações são desenvolvidas, também sem saber qual a maneira correta de pensar e as necessidades deobjetivos prometido de resultado, é que levou a ser desenvolvida estas ferramentas de gestão durante muito tempo, com base nas opiniões pessoais. A falta de resultados suficientemente satisfatório para a empresa, criou-se a necessidade de novas ferramentas de gestão com base em outras fundamentações.

Estas ferramentas de gestão que foram desenvolvidas com base na filosofia da Manufatura Lean, tiveram uma evolução gradual em função do aprendizado de uso constante de seus desenvolvedores e seguidores da filosofia. A dinâmica de evolução de uma ferramenta de gestão, somente acontece com o uso e entendimento da lógica por trás da ferramenta.

Ferramentas de gestão com conceitos Lean ou outros conceitos, são copiadas de uma empresa para outras, sem um entendimento do que tem por trás de pensamento lógico, compreensão dos conceitos e sem adaptação conforme as características dos processos da empresa, sempre levam a resultados insatisfatórios. Não é somente copiar (piratear uma ferramenta de gestão, uma ideia, etc.), é necessário compreender a mentalidade da maneira de pensar dentro da ferramenta de gestão, ou seja, compreender a filosofia da Manufatura Lean. Aprender a pensar com a ferramenta, aprender a analisar os números, tomar ações de ajuste nos processos dentro de uma linha de tempo com urgência, é isto que vai dar sustentação a ferramenta de gestão e a transformação da empresa ao longo do tempo.

Não somente entender o funcionamento básico da ferramenta de gestão, onde inseri os dados, onde tirar o relatório, mais compreender o que estar por trás da ferramenta, qual o conceito aplicado, quais ações necessitam acontecer dentro de uma linha de tempo definido para que os resultados apareçam, dentro de um médio e longo prazo.

Muito cuidado no nosso lado humano, de achar que é muito coisa pra fazer, muita informação para alimentar nas ferramentas de gestão, deixar para depois, pode tornar a ferramenta de gestão em si algo sem sentido, passageiro, registro de informações pós morte, vamos deixando de lado até que a ferramenta de gestão se torna sem utilidade.

S. A. Consultoria

Sérgio Amorim – 85 99111 9208

Magna Mota – 85 98850 5039