Gestão Tradicional X Gestão Lean

Na gestão tradicional perder o foco no cliente, é muito comum, acontece muito, falta inclusive percepção, entendimento para perceber o distanciamento que estar se criando com os clientes. Motivo, a gestão tradicional “não tem” como fundamento básico se aprofundar no que é valor para o cliente, no que ele está realmente disposto a pagar.

A filosofia da gestão tradicional é “produzir” o máximo possível, ao menor custo que se consiga, visando aumentar vendas e maximizar lucros. Dessa forma, na ânsia de produzir mais e mais, com menores custos, fazem com que os gestores muitas vezes buscam o que é mais fácil para a empresa e perdem o ponto de vista de quem mais importa, o cliente.

A filosofia da gestão lean, a mentalidade é o contrário. Produzir é fundamental. Porém mais importante é “o que” vou produzir, “porque” vou produzir “como” vou produzir, “para que” vouproduzir. Na filosofia Lean existe uma necessidade diária e constante de produzir agregando valor ao produto ou serviço, mas sempre do ponto de vista do cliente. Assim, o gestor precisa ver seu negócio pelos olhos do cliente e não com base nas suas opiniões pessoais. E só se consegue isso de verdade estando o mais próximo possível de quem compra, ou seja, o cliente, conhecendo sua experiência com o produto ou serviço.

Um produto criado e desenvolvido com a preocupação para a atender as necessidades do cliente, ou seja, que na percepção do cliente agregue valor, vai gerar um resultado satisfatório para a empresa. O sucesso é inevitável.

Perguntas que ficam para reflexão de cada empresa:

O que agrega valor para o nosso cliente?

Quanto ele estar disposto a pagar por este valor?

O que estou oferecendo estar dentro do que o cliente necessita e estar disposto a pagar de valor agregado ao produto?

Sempre vamos ter dúvidas sobre o que agrega valor, o importante é manter o foco, manter a atenção, com ações focada neste sentido, analisar os resultados junto aos clientes e ajustar os processos. Como fazer?

S. A. Consultoria Industrial

Sérgio Amorim – 85 99111 9208

Magna Mota – 85 98850 5039