Os processos de melhoria implementados na empresa, continuam acontecendo com o passar do tempo?

Os padrões dos processos são definidos usando as melhores técnicas disponível, após a padronização e documentação, os processos seguem seu curso no dia a dia da empresa, esperamos que haja melhoria de qualidade, redução dos custos e estabilidade. Normalmente de imediato, as melhorias aparecem.

É pouco fácil, manter um nível de desempenho de um processo padronizado durante muito tempo. A tendência é se desgastar com o passar dos dias, não importando o tipo de processo, mesmo que o processo padronizado tenha sido bem definido, documentado, explicado e divulgado a todos da empresa. Isto normalmente não se deve a má disciplina dos trabalhadores, como eu mesmo acreditei por algum tempo, mas sim aos efeitos da degradação de qualquer processo organizado, que tende a naturalmente a declinar para um estado caótico caso o deixamos abandonado.

Como proceder para que o processo de melhoria perpetue na empresa?

Só conhecemos uma maneira de impedir o retrocesso ou a degradação de um processo é “continuar melhorando”. Mesmo que em pequenos passos.

Algumas empresas praticam apenas melhorias e inovações periódicas, melhorando somente quando fazem um esforço ou campanha especial, elas escondem um sistema estático e vulnerável, ou seja, a sua natureza não está melhorando. As pessoas destas empresas acham que a melhoria é algo que acontece periodicamente com um projeto e campanha. Empreendemos um esforço especial para aperfeiçoar ou mudar quando a necessidade se torna urgente, como neste momento de crise no qual estamos vivendo. A dependência da melhoria pontual ou dos esforços de mudança deve ser visto pelo que é: “apenas uma ampliação de um sistema que, por natureza, tende a ser estacionário”.

Projetos de campanhas de melhoria é diferente de melhoria continua. Melhoria continua significa que você está aprimorando todos os processos diariamente. O processo de melhoria deve ocorrer diariamente em todos os processos em todos os níveis da empresa. Este processo deve fazer parte da cultura da sua empresa.

Qual a forma melhor de fazer um projeto de melhoria continua que altere a cultura da em empresa: Projeto Kaizen

Projeto Kaizen implantado pela S. A. Consultoria Industrial tem um roteiro. Segue alguns passos deste roteiro. Estudo dos processos atuais, análise de resultados alcançados com o processo atual. Identificamos os primeiros pontos a ser melhorado no processo com este estudo. Definimos junto com a empresa, como deve ser a melhoria, realizamos testes práticos e analisamos os resultados. Resultados não satisfatório, é novamente feito a correção e novo teste se inicia, até que os objetivos sejam alcançados. Após resultados alcançados, inicia o registro do processo, realizado pelos funcionários que executam o processo, usando o sistema de documentação LUT’s – Lição de Um Tema, com a supervisão da S. A. Consultoria Industrial.

O Projeto Kaizen, tem regras de manutenção, revisão periódica, além de mensuração dos resultados alcançados. Realizamos também a manutenção do Projeto Kaizen, para que haja a mudança de cultura da empresa.

Mais informações sobre o Projeto Kaizen de melhoria e manutenção dos processos entre em contato conosco.

S. A. Consultoria