Mudanças organizacionais não somente em épocas de crise

A mudança organizacional é entendida como uma adaptação às exigências do negócio, causada pela influência do ambiente externo ou do ambiente interno da empresa. Pode ser uma mudança planejada ou não, e vai buscar sempre a satisfação do cliente, a superioridade competitiva e a geração de lucros e perduração da empresa ao longo do tempo.
O que significa mudanças organizacionais para as pessoas, funcionários?
Reorganizar requer que as pessoas aprendam as especificidades de um novo trabalho. Fazer com que elas reaprendam a executar, entendam como seus componentes se encaixam no novo sistema de trabalho e recriem o processo real de trabalharem juntas outra vez, que é sempre diferente do processo oficial. Por um tempo, ninguém sabe com quem falar, dependendo da profundidade da mudança organizacional.
Naturalmente, mudanças organizacionais são necessárias algumas vezes durante a vida da empresa. Não podemos superestimar seus benefícios e subestimar o seu custo porque não se considera o efeito destruidor sobre o fluxo do conhecimento existente das pessoas. De uma hora para outra hora, descubro que tudo que sei não serve mais.
Outra pergunta a ser feita: Este conhecimento existente está ultrapassado mesmo?
Caso sim, preparar as pessoas para que a mudança aconteça de forma tranquila e justa. Afinar a comunicação com toda a equipe. Definir e explicar a nova visão da empresa. Estabelecer as primeiras condições alvo a serem alcançadas. Se cercar de pessoas capacitadas para ajudar a vencer os obstáculos que com certeza vão surgir. Por mais que se planeje o caminho é obscuro, não é possível prever tudo. Se você não estiver com uma boa capacidade técnica de apoio, estes obstáculos vão lhe desviando da sua visão.
Processos com o tempo devem sofrer mudanças para que a empresa possa se manter no mercado como também alcançar novos patamares.
No relato acima estamos falando de uma mudança pontual, de uma vez. Você pode tornar os processos de mudanças, uma coisa normal na sua empresa, uma cultura, implementando as mudanças continuamente, com projeto kaizen. Desta forma sua empresa vai estar sempre preparada para as variações de mercado, tanto positiva como negativa.
O que faz a empresa assegurar seus processos com qualidade e eficiência, é trabalhar como melhorias continuas, tornar uma cultura.
A S. A. Consultoria Industrial se coloca à disposição da sua empresa para conversar sobre estes assuntos e contribuir com um trabalho especializado diretamente na cadeia de produção e treinamento, contribuindo para um aumento da sua capacidade técnica. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita pelo telefone (85) 9111 9208 com Sergio Amorim ou (85) 9201 5039 Magna Mota.
Atenciosamente
Sérgio Amorim