Baratear o prejuízo

A melhoria ocasional foi suficientemente boa, em um período de competição e crescimento continuado. Em tais condições é possível obter uma boa rentabilidade, mesmo perdendo uma boa parte da rentabilidade “possível” por não está melhorando constantemente. Muitas empresas nem percebem quanto estão deixando de ganhar, nesta situação.
Conforme a necessidade de melhoria e evolução se torna visível, em função das dificuldades do mercado, é possível se manter à frente por um tempo eliminando estoques em processo, produto acabado, pessoas no processo, terceirizando processos em locais de baixo custo, etc.
Depois de um ano, pouco fácil, como foi o 2015, chegamos ao limite simplesmente cortando custo, estoques, pessoas, transferindo produção de um local para outro. Tudo isto não melhorou a forma fundamental de fazer as coisas, somente barateamos o prejuízo.
Aprendemos com o tempo que uma fonte importante de baixo custo não é somente a mão de obra barata, ou o emprego de alta tecnologia. Mais sim quando a produção flui ininterruptamente de um processo para o outro, com pouca perda entre os processos. Trabalhar os processos para que possa atender à necessidade dos clientes com rapidez, com mão de obra polivalente, balanceamento 1 x 1 das pessoas e equipamentos.
A saída não é mudar periodicamente o seu sistema de gestão ou se reorganizar, mas ter um sistema de gestão que possa lidar eficientemente com quais quer circunstancias imprevisíveis que surjam no caminho.
Normalmente as fábricas trabalham a gestão diária normal dos processos do dia a dia mais a melhoria pontual destes processos. Temos que evoluir para uma gestão diária normal que seja igual a melhoria diária dos processos. Em outras palavras, gestor mudar o foco, sair do operacional e passar a fazer gestão, realizando melhorias diárias e constante no processo.
A S. A. Consultoria Industrial se coloca à disposição da sua empresa para conversar sobre estes assuntos e contribuir com um trabalho especializado diretamente na cadeia de produção e treinamento, contribuindo para um aumento da sua capacidade técnica. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita pelo telefone (85) 99111 9208 com Sergio Amorim ou (85) 98850 5039 Magna Mota.
Atenciosamente
Sérgio Amorim