Qual a forma melhor de fazer uma melhoria?

Algumas empresas praticam apenas melhorias e inovações periódicas, melhorando somente quando fazem um esforço ou campanha especial, elas escondem um sistema estático e vulnerável, ou seja, a sua natureza não está melhorando. As pessoas destas empresas acham que a melhoria é algo que acontece periodicamente com um projeto e campanha. Empreendemos um esforço especial para aperfeiçoar ou mudar quando a necessidade se torna urgente, como neste momento de crise no qual estamos vivendo. A dependência da melhoria pontual ou dos esforços de mudança deve ser visto pelo que é: apenas uma ampliação de um sistema que, por natureza, tende a ser estacionário.
Projetos campanhas de melhoria é diferente de melhoria continua. Melhoria continua significa que você está aprimorando todos os processos diariamente. O processo de melhoria deve ocorrer diariamente em todos os processos em todos os níveis da empresa. Este processo deve fazer parte da cultura da sua empresa.
Abandonamos os processos e esperamos alta qualidade, baixo custo e estabilidade. A experiência mostra que empregar somente padrões não é suficiente para manter uma condição de um processo. É pouco fácil, manter um nível de desempenho de um processo. A tendência é se desgastar, não importando o que, mesmo se um padrão for definido, explicado e divulgado a todos da empresa. Isto não se deve a má disciplina dos trabalhadores, como eu mesmo acreditei por algum tempo, mas sim aos efeitos da influência mútua e entropia, que dizem que qualquer processo organizado tende a naturalmente a declinar para um estado caótico caso o deixamos abandonado.
Em todas as empresas ocorrem naturalmente várias dificuldades todos os dias em cada processo de produção, máquina quebra, funcionário adoece, falta matéria prima e etc. os funcionários e gestores necessitam encontrar solução para estas dificuldades e realizar as metas de produção exigida. Os funcionários tem tempo apenas para consertar ou contornar rapidamente a dificuldade e não se aprofunda na dificuldade, não entende e consequentemente não consegue eliminar as causas. Para amenizar as dificuldades no processo, os estoques intermediários são elevados, funcionários a mais são adicionados, introduzidos no processo com a boa intenção de melhorar o resultado. Acaba gerando mais variáveis, flutuação nas dificuldades já existente.
A maior de todas as dificuldades é que os gestores cresceram acostumados com esta solução descrita acima, tornando este modelo de gestão aceitável. Ainda acusamos os funcionários de falta de disciplina. Eles fazem o que podem dentro da dificuldade que estão vivendo.
Por esta forma de gestão, o processo está retrocedendo.
A qualidade de um produto não significa necessariamente alta qualidade. Ela significa a melhoria continua do processo, de modo que o consumidor possa contar com a uniformidade de um produto e adquiri-lo a um custo baixo. W. Edwards Deming, 1980
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Sérgio Amorim