Mudar com o tempo para melhorar os resultados

Copiar ou reproduzir as ferramentas, técnicas ou princípios de gestão de uma outra empresa contribui pouco, ou quase nada, para mudar a cultura de uma organização, o seu modo de fazer as coisas. O que temos feito é observar as práticas visíveis, classificando-as em listas de elementos e princípios e depois tentando adotá-las, conforme percebemos.
Esquecemos que as coisas que enxergamos, são construídas sobre rotinas de pensamento e ação invisíveis, particularmente da gestão da empresa a ser copiada, não são descritos nos manuais estas ações, que diferem significativamente na maioria das empresas.
Tentar colocar uma prática, princípios em cima do nosso pensamento e da nossa prática de gestão sem ajustar esta abordagem, não funciona adequadamente, não irão gerar melhoria continua dos processos e a adaptação fica sem lógica, o resultado é quase nada ou nada.
Como você pode fazer para que as pessoas da sua empresa realmente vivam os princípios que deseja copiar ou reproduzir? Primeiro tem que querer, ter muita força na vontade de mudar. Depois concentrar em desenvolver padrões comportamentais dentro dos princípios que necessita ser implantado, este é o ponto de alavancagem do processo. A área da psicologia nos mostra, com que com a prática os padrões comportamentais são mutáveis, assimiláveis e reproduzíveis. Estes novos padrões de comportamento devem ser explicado de forma clara e praticado todos os dias pelos envolvidos no processo.
Mais sempre me pergunto, por que copiar as ferramentas e técnicas de soluções específicas de uma empresa, a solução muitas vezes é específica para aquela empresa. Por que não estudar para aprender a desenvolver soluções na sua empresa? O futuro está muito além do que podemos enxergar, as soluções copiadas hoje podem não ser eficazes amanhã. A vantagem competitiva de uma empresa, não reside na solução em si, mas sim na capacidade da empresa de entender as condições e criar soluções convenientes e inteligentes. Sua empresa deve mudar com o tempo, desenvolver novas técnicas de produção, não esquecer que tudo está em movimento, nada permanece parado (Heráclito).

Se alguém afirma ter certeza das etapas que serão implementadas para alcançar um destino desejado, isso é um sinal de perigo. A incerteza é normal, o caminho não pode ser previsto com exatidão, existe longo território obscuro, o modo como lidamos com isso é de importância essencial, sendo a fonte de onde podemos derivar nossa certeza e confiança.
É muito saudável, visitar uma empresa hoje, que você já visitou no passado e ver a evolução, mudanças na forma que os processos são realizados.
A S. A. Consultoria Industrial se coloca à disposição da sua empresa para conversar sobre estes assuntos e contribuir com um trabalho especializado diretamente na cadeia de produção e treinamento, contribuindo para um aumento da sua capacidade técnica. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita pelo telefone (85) 99111 9208 com Sergio Amorim ou (85) 98850 5039 Magna Mota.
Atenciosamente
Sérgio Amorim