PADRÃO TÉCNICO DE PROCESSO

O que é Padrão Técnico de Processo? Elaborados por especialistas, contêm de forma clara a tradução do desejo do cliente. Neles estão registrados de forma metódica e precisa o conjunto de características, condições e requisitos para execução dos processos, etc…

Os Padrões Técnicos de Processo guardam praticamente o know-how da empresa e levam até ao executante o conjunto de informações e regras para a execução de tarefas, padronização de pontos, tabelas de medidas, tipos de acabamentos, localização e tipo de etiquetas, etc., ou seja: qualquer atividade de natureza técnica ou administrativa.

Nestes padrões, as informações são apresentadas geralmente em forma de “pequeno” texto escrito, em linguagem simples e clara, e com grande apelo visual de figuras e desenhos. Ainda que predomine a linguagem textual (corriqueira), em seu conteúdo, a participação de tabelas de fácil interpretação e figuras facilita o entendimento.

Quem são os especialistas responsáveis para definir o Padrão Técnico de Processo de sua empresa?  Engenharia de Desenvolvimento de Produto junto com o Setor de Criação, estes são os setores que tem mais condição de definir o Padrão Técnico de Processo.

Qual o documento que deve está escrito o Padrão Técnico de Processo? Ficha Técnica de Produção ou Projeto Piloto, as informações devem está bem clara de forma que a Supervisão tenha condição de executar o trabalho sem gerar dúvidas, caso gere dúvidas, é porque as definições não estão adequadas, deve sofrer adequação a necessidade da produção (considere o nível cultural das pessoas que vão executar). Não devemos achar que está claro, temos que ter certeza.

O Padrão Técnico de Processo serve de base para o controle de qualidade fazer a revisão e inspeção dos processos.

Dificuldades para definição e implementação do Padrão Técnico do Processo:

ü  Os encarregados de setores, sempre acham que é importante logo de cara ter uma Ficha Técnica, quando se fala do assunto e que já tem tudo definido na empresa, todos sabem qual é o padrão da empresa, ai quando se pede para ver uma Ficha Técnica ou chamar alguém que saiba falar sobre o padrão da empresa, já que todos sabem, sai uma coisa aqui outra lá e …

ü  Dificuldade de colocar no papel o padrão técnico, como colocar, o que colocar etc. O nível técnico dos profissionais que são os responsáveis pelo desenvolvimento de produto para documentar estes padrões.

ü  Treinar as pessoas para usar o Padrão Técnico do Processo.

ü  Acompanhar o uso do Padrão Técnico do Processo e fazer os ajustes necessários.

ü  Etc.

A S. A. Consultoria Industrial se coloca a disposição da sua empresa e de você para conversar sobre este assunto e contribuir com um trabalho especializado diretamente na área industrial, colocando em prática estes conceitos. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita pelo telefone (85) 9111 9208 ou usando o email: sergioamorimcj@uol.com.br

4 thoughts on “PADRÃO TÉCNICO DE PROCESSO

  1. Sérgio Roberto da Silva Oliveira Reply

    Bom dia a todos.
    Sou novo na funçao tecnico de processo, gostaria de mais informaçoes sobre esta função.
    tem algum livro, apostila ou algo mais pra motivar ou trazer segurança na função?
    grato.

    • Douglas Reply

      Olá Sérgio!

      Estou passando pela mesma situação que você! De dezembro até o momento conseguiu resposta para sua pertinente pergunta? Obrigado! Aguardo retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *