Problemas tipicos de costura X agulhas – Lingerie – Malhas

Problemas típicos de costura X agulhas – Lingerie – Malhas 1ª Parte.

A produção de tecidos de malha está em franca evolução. Em alguns seguimentos os produtos de qualidade se destacam nesse mercado pela alta qualidade dos tecidos, caimento perfeito e alto padrões de qualidade na produção.

Além dos tecidos normais de algodão, vem sendo utilizados tecidos de alta tecnologia e climatizados, bem como combinações de tecidos. A tendência é claramente no sentido de malhas elásticas finas (microfibras), principalmente em combinação com fios elastoméricos de alta elasticidade como, por exemplo, lycra®.

Ao costurar esses tecidos em combinação com outros e com diversas qualidades de rendas e aviamentos, bem como de diferentes revestimentos, é normal que surjam problemas durante a produção.

As fibras desses tecidos finos e as fibras elastométricas a elas incorporadas acabam de fato reagindo por sua extrema delicadeza, ao processo de costura. As dificuldades típicas são uma aparência não uniforme da costura, com perdas de ponto e danos ao tecido que se apresentam como “cortes de agulha” dos tecidos de malha. As formas mais problemáticas são as combinações de diferentes tecidos com exigências bem diversas em termos de bitola das agulhas e das linhas de costura. O fato mais importante aqui é encontrar o meio adequado. Na fabricação de lingerie, um aspecto particularmente critico é o da costura de seções do busto, reforçados com plásticos ou fios metálicos, bem como a fixação de fechamentos por colchetes. Neste caso, a maior dificuldade para alcançar um resultado de costura perfeita e causada pela combinação desses diferentes materiais.

Tecidos elásticos finos, diversas camadas de tecido e a combinação dos diferentes materiais são fontes potenciais de problemas na produção como, por exemplo:

·

·

·

·

·

Todos os parâmetros de costura que influenciam a produção têm que está em sintonia para se tornarem compatíveis uns com os outros: tecidos, agulha, fio e ajustes na máquina.

É muito importante, ao trabalhar com tecidos muito finos e delicados ter em mente o tecido, o fio e a agulha formam um “trio inseparável”. Se um dos parâmetros for alterado, os demais os demais deverão ser também verificados e ajustados, se necessário.

Fonte de pesquisa Sewing Focus – SCHMETZ.

A S. A. Consultoria Industrial se coloca a disposição da sua empresa para contribuir com um trabalho especializado diretamente na área industrial. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita pelo telefone (85) 9111 9208.

Atenciosamente

Sérgio Amorim

Todas estas dicas e informativos já estão disponíveis no site www.saconsultoriaindustrial.com

Veja também no site, relação dos problemas mais freqüentes na indústria de confecção, o seu problema industrial com uma possível solução pode está nesta relação.

Um comentário em “Problemas tipicos de costura X agulhas – Lingerie – Malhas

  1. Moizeis Responder

    Boa noite, desde já agradeço pelas dicas importante, estou com muinta de ficuldade de saber qual e a linha certa para fazer acabamento em viscolycra e elastano na maquina galoneira. se voce puder mim da uma ajuda fico muinto agradecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *